Câmara discute a criação de Pronto Socorro na zona sul da Capital


Foto: Elson Sempé Pedroso
Ivo Fortes, André Brum de Sá e Vereadores João Carlos Nedel, Mauro Pinheiro, Airto Ferronato e Carlos Comassetto

Sob a presidência do vereador Airto Ferronato (PSB), a Comissão de Economia, Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cefor) realizou, nesta terça-feira (16/06), reunião com as entidades representativas que discutem a criação do Pronto Socorro da Zona Sul de Porto Alegre, com a objetivo de incluir esta ação no Plano Plurianual (PPA 2010-2013).
Há oito anos, vem sendo debatida a viabilidade econômica e financeira da instalação de uma unidade de pronto socorro nas dependências do Hospital Parque Belém.
Conforme Ferronato, “de comum acordo, os participantes encaminharam a formação de um grupo de trabalho que dialogue com todos os atores envolvidos, para elaborar um projeto que viabilize a implantação do HPS-Zona Sul”.
Na oportunidade, o representante da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Dr. Luis Eurico Vallandro, informou que existe a disposição do executivo em implantar o Pronto Socorro, desde que haja a suplementação de recursos federais e estaduais para seu funcionamento, orçado em cerca de 03 milhões de reais em investimentos iniciais e 01 milhão de reais por mês como custeio. “A SMS é parceira nesta comissão e coloca todo o seu corpo técnico para a elaboração do projeto”, afirmou Valandro.
O presidente do Hospital Parque Belém, Dr. José Bonifácio Glass, disse que a instituição já destinou uma ala especial para o funcionamento do HPS Zona Sul, por se tratar de antiga reivindicação da comunidade e da classe médica que vê, com preocupação, o esgotamento da capacidade de atendimento do único Pronto Socorro da capital, na Av. Osvaldo Aranha.
Segundo Ivo Fortes, Coordenador da Câmara Técnica do Hospital Parque Belém, "mais de 20 mil assinaturas já foram colhidas em favor da instalação do HPS Zona Sul. Acredito que o gestor público deve ser parceiro nessa reivindicação e a formação da comissão proposta é, atualmente, a melhor solução encontrada".
Na composição do grupo de trabalho, foram indicados a Cefor e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal, as Secretarias Municipais da Saúde e da Fazenda, o Gabinete de Programação Orçamentária, representantes dos governos estadual e federal, bancada federal gaúcha, Hospital Parque Belém, Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Câmara Técnica do Hospital Parque Belém e Conselho Municipal da Saúde.
Mais informações: www.camarapoa.rs.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas