Ferronato coordena reunião sobre o camelódromo


Foto: Bruno Todeschini
Na condição da presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (CEFOR) da Câmara Municipal, o vereador Airto Ferronato presidiu na manhã desta quarta feira (01.07), reunião extraordinária entre os comerciantes do Centro Popular de Compras (CPC), representantes da Prefeitura e da empresa que administra o negócio.
Com o Plenarinho lotado, cerca de 200 ex-camelôs da cidade disseram que estão ameaçados de despejo por falta de pagamento de aluguel e de condomínio cobrados pela empresa Verdi Construtora, administradora do CPC.
Para o presidente da associação, que representa os pequenos comerciantes do local, Juliano Fripp, a situação está insustentável. “Somente o poder público municipal, por intermédio dos vereadores que abraçaram a causa, pode encontrar uma solução para o problema enfrentado por cerca de 70% dos ex-camelôs que ocupam aquele espaço desde fevereiro último” – disse Juliano.
O fraco movimento de público no local, principalmente no pavilhão B, localizado no segundo andar, inviabiliza as vendas, fazendo com que os ex-camelôs não tenham condições para sustentarem os seus negócios.
Os comerciantes apontaram ainda vários outros problemas de ordem estrutural e arquitetônica do prédio, que acabam dificultando o acesso e a locomoção de pessoas. Dizem que falta uma escada rolante, assim como a disposição de algumas bancas e lancherias estão prejudicando a visibilidade de outros espaços. O estacionamento de veículos, que está pronto e não funciona, pode ser uma fonte de renda e de acesso de pessoas ao empreendimento.
Para Airto Ferronato - que desde o início da crise busca soluções para o problema - a principal causa do insucesso do camelódromo é a sua concepção. “O que era para ser um empreendimento de caráter social, acabou tornando-se num negócio para a empresa que colocou dinheiro na construção e precisa buscar seu retorno com lucro, como se ali fosse um shopping igual a outro qualquer” – afirmou o vereador.
O presidente da CEFOR encaminhou proposta de audiência imediata com o prefeito José Fogaça para solucionar a questão dos despejos dos camelôs inadimplentes. Ferronato sugere que o Executivo Municipal busque financiamento junto à CAIXA-RS ou aloque recursos das inversões de receitas da Prefeitura, para bancar o pagamento dos valores que estão sendo cobrados dos comerciantes, a fim de aliviar a situação do momento e buscar novas formas de receita para o futuro. Após a manifestação do prefeito, será marcada uma nova reunião com os comerciantes e a Verdi Construtora.

Comentários

Postagens mais visitadas