Ferronato entrega relatório preliminar de revisão do PDDUA na temática Centro e Cais Mauá


Foto: Carlos Alexandre Santiago
O encaminhamento dos relatórios preliminares das cinco temáticas que compõem a Comissão Especial de avaliação do projeto de lei de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) marcou o final de uma primeira etapa no trabalho que vem sendo realizado na Câmara Municipal sobre esse tema.
A entrega oficial dos relatórios foi realizada no final da tarde de ontem (15/7) em reunião da Comissão Especial.
O ver. Airto Ferronato, relator da temática IV, que trata dos Projetos Especiais para o Centro da Cidade e Cais do Porto Mauá, entregou o seu relatório enfatizando que o mesmo é resultado do esforço e do trabalho conjunto empreendido entre os vereadores que compõem a relatoria, representantes do Fórum de Entidades, professores e técnicos que participaram das reuniões.
Entretanto, "há que se registrar que, pelo fato do Executivo ainda não ter enviado à Câmara o Projeto de Revitalização do Cais, o relatório ficou prejudicado em parte, já que várias emendas tratam desse assunto especificamente", disse o vereador.
Mesmo assim, diversas intervenções foram propostas através desta relatoria temática, na perspectiva de aproximar a cidade do rio e de compatibilizar grandes projetos em discussão, a exemplo do Metrô e dos Portais da Cidade.
Como análise geral sobre o assunto, constante no relatório, afirma-se que a revitalização do Cais Mauá é projeto que se funde umbilicalmente com a revitalização do Centro Histórico e que, portanto, devem de antemão ser estabelecidas estratégias visando garantir as necessárias conexões com os pólos já existentes no Centro, como o Mercado Público e adjacências, Praça da Alfândega, Corredor Cultural da Andradas, etc.
Em linhas gerais, pode-se afirmar que o sucesso do empreendimento de revitalização do Cais Mauá depende da revitalização do Centro Histórico e vice-versa, pois não é possível conceber um ambiente modernizado como uma ilha, cercada por espaços carentes de infra-estrutura, animação e com circulação congestionada.
Entre as 71 emendas encaminhadas para parecer desta relatoria, 42 foram recomendadas a aprovação. Nas demais, indicou-se a rejeição de 03, 08 foram prejudicadas pela aprovação de outras emendas de mesmo conteúdo, 14 serão objeto de análise mais acurada e 04 devolveu-se para análise de outras relatorias.
Somente o Vereador Ferronato apresentou 13 emendas, todas dentro dessa temática.

Comentários

Postagens mais visitadas