Cefor esclarece dúvidas sobre o Projeto de Revitalização do Cais Mauá

O projeto de lei do Executivo que trata da revitalização da área do Cais Mauá foi tema de reunião extraordinária da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Câmara Municipal na manhã do dia 19/11, quinta-feira.
Edemar Tutikian, presidente da Caixa/RS e gerente do projeto, afirmou que a idéia é trazer para Porto Alegre uma característica diferençada de movimentação.
Conforme Tutkian, o projeto foi construído por técnicos da prefeitura Municipal e do Governo do Estado, respeitando a legislação vigente. Lembrou que a área do Cais é propriedade do Estado, mas delegada ao Governo Federal por se tratar de zona portuária fiscalizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). “Para termos êxito, devemos preservar a sustentabilidade da área”, ressaltou.
O edital de licitação para implementação do projeto já está sendo elaborado, mas para sua conclusão são necessárias as novas regras a serem determinadas por este legislativo, informou Tutkian. ”Quem ganhar a licitação deverá explorar o negócio com um compromisso profissional e não aventureiro” argumentou.
A representante do Departamento de Esgotos Pluviais, Daniela Benfica, que acompanha o projeto, explicou que o muro da Mauá não pode ser derrubado pois é uma segurança da cidade. "Diminuir a altura também não é recomendável, pois fica abaixo do limite de segurança sugerido".
Daniela lembrou também que investimento do Governo Federal para a construção do muro foi de R$ 500 milhões e derrubá-lo ou diminuí-lo não seria uma boa alternativa. “Essa obra foi idealizada para a segurança da cidade”, argumentou.
O presidente da Cefor e relator do projeto Cais Mauá, vereador Airto Ferronato (PSB), afirmou que a revitalização do Cais Mauá é muito importante para a cidade e que fará todo esforço possível para concluir seu relatório em breve, permitindo que a matéria seja votada ainda este ano. Informou que a proposta já recebeu 13 emendas. “Tenho certeza que todas serão muito bem avaliadas e analisadas”, argumentou.
Estiveram presentes na atividade, além de outros vereadores, representantes da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), Comissão Técnica de Avaliação do Projeto de Revitalização do Cais Mauá e representante do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).
Veja ao lado os resultados da enquete realizada pelo Vereador Ferronato sobre o Projeto de Revitalização do Cais Mauá.
Foto: Bruno Todeschini

Comentários

Postagens mais visitadas