A revitalização do Cais Mauá

*Airto Ferronato

Na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, coordenei a temática que tratou do Centro Histórico e do Cais do Porto Mauá. Logo após, relatei o projeto que tratou especificamente da revitalização do Cais, alterando o regime urbanístico e definindo diretrizes para aquela área.
A animação deste importante espaço no Centro Histórico da nossa capital é um sonho aguardado há décadas. O êxito desse projeto depende da revitalização do centro da cidade como um todo. O Cais revitalizado não pode ser um shopping isolado, já que a região também carece de animação e de alternativas que ajudem atrair visitantes e freqüentadores, além de profundas melhorias no trânsito e acessibilidade, especialmente no entorno da Avenida Mauá.
Como autor da Lei Municipal n° 253/91, que obriga a conclusão de obras iniciadas em governo anterior, fui pioneiro neste debate, dispositivo mais tarde inserido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em minha trajetória política, tenho reafirmado essa idéia, independente do partido ou da coligação vitoriosa na eleição.
Nesse sentido, defendo que aproveitemos ao máximo as ações já realizadas em direção a concretização do projeto de revitalização do Cais Mauá.
Considero legítimo que o novo governo adeque os projetos em andamento de acordo com a sua visão política e maneira de governar, bem como a respeito da segurança jurídica do termo a ser assinado. Por outro lado, há que se otimizar esforços entre os governos para que a sociedade ganhe em agilidade, pois a Copa 2014 chegará rapidamente.
Além do aspecto estritamente financeiro do empreendimento e se o valor oferecido na licitação da PPP em andamento é justo, é importante observar se estão sendo garantidas as contrapartidas previstas em equipamentos de uso social.
Por exemplo: a partir de emenda de minha autoria aprovada pela Câmara Municipal, consta no Edital a criação do “Centro da Juventude” em um dos armazéns. Inspirado em espaços conhecidos como o Centro Cultural da Juventude e a Galeria de Arte Choque Cultural (SP), o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona e o Centro de Estudo e Qualificação de Jovens Artistas do Canadá, o projeto tem como objetivo disponibilizar um equipamento moderno, com infra-estrutura adequada para realização de eventos da juventude, unindo no mesmo espaço atividades de cultura, esporte, lazer e qualificação profissional.
Outro aspecto a ser analisado é o percentual de armazéns que será destinado para realização de eventos tradicionais da cidade, como a Feira do Livro e a Bienal do Mercosul, bem como espaço para criação de um Centro Referencial de Leitura, contrapartidas que a Câmara Municipal também aprovou. Da mesma forma, está prevista a construção de uma passarela ligando o Centro Popular de Compras com a área a ser revitalizada e a garantia de local para embarque e desembarque dos barcos de turismo que atualmente partem do Gasômetro.
*Vereador de Porto Alegre

Comentários

  1. Luis Felipe A. De Souza17 de novembro de 2010 às 19:14

    Parabéns, os verdadeiros políticos são os que tem compromisso com a sua comunidade.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ferronato, parabéns pela postura política, com a desistência da governadora em assinar o contrato, devido a atuação da Antaq, todos nós gaúchos esperamos que o futuro governador resolva essa questão e que o projeto possa começar o quanto antes, para que ainda na Copa de 2014 já tenhamos algo, pelo menos. Não podemos nos dar o luxo de perder mais tempo... Um abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas