Novo terminal do aeroporto será construído em duas etapas


As obras de ampliação do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estarão parcialmente concluídas em 2014. A finalização total irá ocorrer somente em meados de 2016. O novo terminal e pátio de aeronaves serão construídos em duas etapas, mas com o volume de obra que estará pronto até o campeonato mundial de futebol, as instalações serão suficientes para atender a demanda de turistas que virão à Capital. Essa foi a principal informação prestada aos vereadores da Comissão Especial de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 pelo superintendente do Salgado Filho, Jorge Herdina, na reunião externa da comissão realizada nesta quarta-feira (20/4) sob a liderança de Airto Ferronato.

Herdina explicou que a licitação para o projeto executivo da obra de construção do novo terminal e pátio de aeronaves deverá estar concluída em agosto de 2011. A licitação para as obras propriamente ditas somente correrá em 2012, com o começo das operações em 2013. A despeito desses prazos, o executivo garantiu que existem áreas ociosas do terminal 1 que estão sendo ativadas em paralelo com a reativação do antigo terminal, o número 2, que já está operacional. Somente essas alterações permitem aumentar o fluxo de passageiros em 100% num curto prazo, disse ele.

Pista

Outra preocupação dos vereadores, a expansão da pista, em mais 950 metros – para permitir vôos intercontinentais sem escalas com aviões a plena carga –, depende muito mais de atos da prefeitura, como a conclusão de remoções de 1,5 mil famílias na área da Vila Dique e da Vila Nazaré, além de algumas desapropriações e desafetações, que são as liberações de equipamentos públicos como praças, canteiros e terrenos de propriedade do município. Outro entrave que diz respeito à prefeitura é a liberação de obstáculos na rota da pista, como grupos de árvores, o que depende de licença da Smam.

Comentários

Postagens mais visitadas