Boletim Especial Empregos


Os índices de desemprego no Brasil chegaram a 10,9% no primeiro trimestre de 2016, atingindo 11 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE. Se você faz parte destas estatísticas ou conhece alguém que está buscando uma colocação no mercado de trabalho, preparamos esse Boletim Informativo Especial com dicas para buscar vagas, concursos e aplicativos. 

Onde eu posso inscrever meu currículo?

Existem diversos sites de empresas que oferecem um sistema de cadastro pago de currículo, como Catho e Manager
Também existem opções gratuitas que podem ser até mais eficazes. Ferramentas muito utilizadas por empresas de recrutamento e setores de recursos humanos para seleção oferecem cadastramento sem custo, como o LinkedIn. Ele funciona como uma espécie de rede social de negócios, na qual é possível informar seus dados profissionais e expandir seus contatos com outros inscritos.  Aqui você encontra dicas para utilizar essa plataforma com sucesso. O site do SINE – Sistema Nacional de Emprego oferece, além da opção de realizar cadastro, um mural e sistema de busca de vagas, servindo de ponte entre empresários e trabalhadores. Mesmo serviço ofertado pelo BNE – Banco Nacional de Empregos. Para estágios, o CIEE disponibiliza cadastro gratuito para estudantes de Ensino Médio e Superior, encaminhando e orientando através de cursos e oficinais os candidatos. 


Onde posso encontrar vagas de emprego?

O site Empregos.net conta com serviços de busca de empregos e cadastro de currículos gratuitamente. As informações devem ser atualizadas uma vez a cada seis meses para permanecer no banco de dados. O Vagas, o Guia do Emprego e o Trabalhando.com também informam oportunidades atualizadas e opção de cadastramento. Os mais conhecidos na publicação de vagas são o InfoJobs e o Indeed

Que aplicativos eu posso utilizar para encontrar emprego?

A maioria dos sites de buscas e currículos para empregos tem investido na tecnologia mobile e disponibilizado versões para celular. O Indeed possui o aplicativo Empregos, disponível para download em iPhone, iPod Touch e iPad com iOS 3.0 ou Android
O InfoJobs possui um app para Android e para Windows Phone. O Jobr é um app gratuito para celulares da Apple que possui chat para que empregadores e profissionais possam conversar sobre as vagas. O Silp é um aplicativo para Facebook que permite a integração dos dados da rede social, como habilidades e interesses, que ajudem a encontrar oportunidades alinhadas com o perfil do candidato. O Curriculum, com versão para Android e iPhone, além do site envia por e-mail as últimas oportunidades de emprego na área cadastrada pelo usuário. 

Onde posso encontrar informações sobre concursos abertos?

Alguns sites possuem informação atualizada diariamente sobre novos editais abertos. O Notícias Concursos mostra concursos abertos em todo o Brasil, com pesquisa por região ou estado. O Jornal dos Concursos traz, além de informações, vídeos e provas. O Edital Concursos Brasil é um portal de notícias atualizado diariamente. Oferece artigos, provas de concursos e opção de receber as novidades gratuitamente por e-mail. O PCI Concursos possui um ótimo acervo de conteúdo. Além dos concursos abertos e editais previstos, disponibiliza simulados. O Concursos no Brasil publica conteúdos sobre concursos públicos, processos seletivos, além de vagas de estágio e emprego. São diversas notícias, artigos, editais, e também orientações de preparação para os candidatos.


Que aplicativos eu posso utilizar para estudar para concursos?

Além das leituras e cursos, os aplicativos auxiliam nos estudos para concursos. O Estratégia Concursos é um aplicativo que oferece mais de 30 mil questões em 10 disciplinas, como português, raciocínio lógico, direito constitucional, entre outras. Os candidatos podem criar simulados e visualizar as estatísticas de cada prova, acompanhando seus resultados e seu desempenho com o passar do estudo. Aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOSNo Gabaritar o candidato pode criar diversos planos de estudo para cada concurso que pretende fazer. Questões O aplicativo também permite o registro das horas de estudo de cada disciplina e faz o cálculo da quantidade de horas recomendadas, meta diária e meta total. Disponível para Android e iOS. Já o Concursos Abertos, para Android, permite ao candidato manter-se informado com as últimas notícias dos concursos abertos em todo o Brasil, acompanhar matérias, dicas e apostilas para concursos públicos divididos por Estados Brasileiros. O Concurseiro apresenta matérias, leis e editais atualizados para facilitar a vida de quem pretende uma vaga por concursos públicos. Disponível na versão Android

Fontes: IBGE, Portal G1, Cursos 24h, Revista Exame, TechTudo, JusBrasil, Canal do Ensino

Imagens: Freepik, ConsultorOnline, Catho, MobileApps, GearPatrol, Emberify


Comentários

  1. Ferronato, quiçá nosso Futuro Prefeito! Tenho certeza da da tua sincera preocupação com o emprego. TRABALHO E EMPREGO deveria ser a prioridade de todos os executivos municipais, estaduais e federal(um elo). Sem trabalho o homem não é nada! Não adianta ter saúde, cultura, conhecimentos avançados se não se tem o TRABALHO E EMPREGO! Geração de trabalho com bons empregos(empregos legais, formais) tem efeito social mais positivo do que o se obtém com outras políticas. Porque envolve a moral, a auto-estima do homem e da sociedade como um todo. O efeito moral estimula o respeito, a fraternidade, a confiança no outro e por fim a coesão social. Fundamentais para se produzir os ganhos necessários a melhorias da saúde e educação que trarão como efeito a produtividade tão cobrada. Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas