Câmara Municipal homenageia Cruz Vermelha

Por iniciativa do vereador Airto Ferronato (PSB), a Cruz Vermelha Brasileira (CVB/RS), recebeu nesta terça-feira (17/05) o “Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre”. Ferronato lembra que a entidade realiza relevantes serviços humanitários no cenário mundial, nacional, no nosso Estado e na Capital. Fundada em 1908, para atender feridos e enterrar mortos em um dos conflitos que culminaria com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, o Movimento Internacional da Cruz Vermelha, conta com milhões de membros e voluntários operando em mais de 189 países.

Em sua exposição de motivos, Ferronato salienta que a Cruz Vermelha tem como missão trazer alívio para o sofrimento humano, proteger as vidas e a saúde de populações e preservar a dignidade humana, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências. No Brasil, a CVB conta hoje com 15 mil voluntários, distribuídos entre 23 filiais estaduais, entre elas a filial do Estado do Rio Grande do Sul.

A filial gaúcha da CVB foi criada em 1940 e presta serviços permanentes de assistência comunitária, atenção psicossocial, qualificação sócio profissional e segurança social. Desenvolve ações preventivas de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida de populações vulneráveis.


Oficialmente reconhecida como associação civil de natureza filantrópica, a Cruz Vermelha gaúcha possui títulos de utilidade pública federal e municipal, tendo, entre suas finalidades estatutárias, a oferta de serviços que beneficiem as comunidades, em especial aquelas em situação de risco social e carência. Seus valores são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas