Rodovia do Parque fica pronta até agosto de 2012

O presidente da Comissão de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de 2014, da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Airto Ferronato (PSB), abriu nesta quarta-feira (18/5) reunião da comissão expondo sua preocupação com o impacto ambiental e social das obras relacionadas com a construção da BR-448, também denominada Rodovia do Parque. Ferronato lembrou ainda que 600 famílias foram atingidas pela obra que atravessa um largo volume de terras em área de preservação permanente do Delta do Jacuí.
Ao falar sobre a obra, o superintendente-substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado, Pedro Luzardo Gomes, garantiu que 60% do cronograma de construção da rodovia está concluído. Segundo ele, todas as obrigações legais, com relação às remoções de famílias e preservação do meio ambiente foram garantidas ao longo dos 22 quilômetros da obra, assim como as indenizações e outros procedimentos legais necessários à operação das empreiteiras. Gomes previu que até agosto de 2012 a estrada esteja totalmente entregue ao tráfego de veículos
O engenheiro ambiental Adriano Panazzon, coordenador de engenharia ambiental da obra, esclareceu que ao todo três empresas supervisionam essa parte, desde 2007 quando o primeiro licenciamento foi expedido pela Fepam. "A fiscalização foi aprofundada em 2009 quando a licença prévia de operação dos canteiros de obras também foi autorizada".

Comentários

Postagens mais visitadas