Projeto concede Troféu Câmara Municipal à Cruz Vermelha do RS




Tramita, no Legislativo da Capital, o projeto de lei que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à filial gaúcha da Cruz Vermelha Brasileira (CVB). A proposta foi apresentada pelo vereador Airto Ferronato (PSB) para homenagear os 75 anos da instituição no Estado. Conforme o projeto, a Cruz Vermelha é uma sociedade nacional, fundada em 1908, que integra o Movimento Internacional da Cruz Vermelha, o qual conta com milhões de membros e voluntários operando em mais de 189 países. Sua missão é proteger as vidas e a saúde de populações e preservar a dignidade humana, sobretudo durante conflitos armados. A CVB conta hoje com 15 mil voluntários, distribuídos entre 23 filiais estaduais.
A filial da CVB no RS foi criada em 1940 e presta serviços permanentes de assistência comunitária, atenção psicossocial, qualificação socioprofissional e segurança social. Desenvolve ações preventivas de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida de populações vulneráveis. Entre os serviços oferecidos, está o ambulatório de assistência a pessoas com dependência química. Funcionando de segunda a sexta-feira, acolhe pacientes e familiares. A CVB também disponibiliza serviços de avaliação e acompanhamento psiquiátrico e psicológico, consultoria em dependência química, assistência social, orientação jurídica, terapia ocupacional, grupos de auto-ajuda, como Alcoólicos Anônimos, e terapêuticos.
Segundo o vereador proponente, outro serviço de extrema importância, e também o mais conhecido, é oferecido pelo Departamento de Socorro e Desastre, que trabalha na prevenção de situações de emergência, orientando a comunidade a reduzir os riscos de acidentes e atuando no atendimento às vitimas de catástrofes, prestando assistência às populações atingidas. Em parceria com a Defesa Civil Estadual e Municipal, possui estrutura e corpo de voluntários com extenso treinamento para agir nas mais variadas situações de emergência.
Para Ferronato, "nada mais justo, portanto, que, neste ano em que a CVB completa 75 anos de história no Rio Grande do Sul, esta Casa Legislativa possa homenagear a iniciativa da instituição e o trabalho incansável de seus voluntários, que abnegam de seu tempo livre para cumprir a missão de salvar vidas".


Comentários

Postagens mais visitadas