Autorização para abertura de licitação da revitalização do Cais Mauá

A esperada revitalização do Cais do Porto Mauá teve anunciada, nesta segunda-feira (28/06), autorização para abertura de licitação visando a escolha de empresa para realizar as alterações naquele espaço. Os empreendimentos previstos para a área deverão ser realizados por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A expectativa é de que as obras sejam concluídas até 2014, ano em que Porto Alegre será sede da Copa do Mundo de Futebol.
O Vereador Airto Ferronato esteve reunido, no dia 14/06, com o coordenador do projeto e diretor da Caixa RS, Edemar Tutikian. Na oportunidade, questionou sobre o andamento do processo da licitação e sobre a inclusão das alterações aprovadas pela Câmara Municipal.
Ferronato foi relator do projeto que estabeleceu novo regime urbanístico para o o Cais, visando adequar a área às necessidades da revitalização. Das 13 emendas aprovadas ao projeto, 04 são de autoria de Ferronato. Entre estas, estão: 1) previsão de construção de uma passarela ligando o Centro Popular de Compras com a área a ser revitalizada; 2) criação do “Centro da Juventude", espaço para o desenvolvimento da criatividade e empreendedorismo em cultura, esporte e inovação; 3) assegura local de embarque e desembarque para os barcos de turismo e 4) assegura percentual de utilização dos Armazéns para utilização em feiras e eventos coletivas, bem como espaço para constituição de um centro referencial de leitura.

Saiba mais:
A área do Cais Mauá em questão tem 1,8 quilômetros quadrados e 3,3 quilômetros de extensão, abrangendo o trecho que vai da Usina do Gasômetro até a terceira doca, na altura da Rua Coronel Vicente esquina com Avenida Mauá, nas proximidades da Estação Rodoviária. Dos 12 armazéns instalados nesse trecho, 11 são tombados pelo patrimônio histórico do Município e devem ser preservados.
Com investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões, a revitalização do Cais Mauá prevê a geração de 3 mil empregos diretos, com a criação de áreas para comércio (shopping, gastronomia, hotel), turismo, lazer e cultura.

Imagem: Ricardo André Frantz

Comentários

Postagens mais visitadas