Estacionamentos subterrâneos devem ser públicos e com preço acessível

O Vereador Airto Ferronato utilizou o período de lideranças na sessão plenária desta segunda-feira (06/12) para reafirmar seu compromisso com a proposta de construção de estacionamentos subterrâneos no Centro de Porto Alegre, debate que tem crescido após aprovação de emenda de sua autoria na revisão do Plano Diretor, em 2009, que permitiu, mediante concessão, a construção deste equipamento em praças e logradouros do centro.
As informações que chegam do Executivo Municipal tratam da idéia de construir, através de Parceria Público Privada (PPP), a partir de 2011 e antes da Copa do Mundo, pelo menos dois estacionamentos: um embaixo do Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público e outro ao lado do Auditório Araújo Viana, no Parque Farroupilha, sob o campo de futebol Ramiro Solto.
"Como autor dessa proposta, cabe-me registrar que sua idéia original tem o propósito de desafogar o trânsito do Centro, tirando centenas de automóveis que ficam estacionados nas ruas e avenidas da nossa cidade cotidianamente", diz o vereador.
Apesar de estar previsto o funcionamento mediante concessão, que pode ser em forma de PPP, a natureza da proposição é essencialmente de interesse público; seu objetivo é ser um estacionamento com acesso universal e não garagem particular para poucos. Este registro faz-se necessário à medida que as primeiras informações apontam, no caso do Parque Farroupilha, destinação apenas para o público dos eventos realizados no Auditório Araújo Viana, clientes do Mercado do Bom Fim e moradores do bairro. Aos domingos, dia do tradicional Brique da Redenção, quando não tiver eventos, não faz o menor sentido o estacionamento não poder ser acessado pelos usuários do parque.
"Outro aspecto que precisa ser garantido, pelo Poder Público, é o preço a ser pago nos estacionamentos que serão criados, que precisa estar abaixo dos estacionamentos privados presentes hoje no Centro Histórico. Por isso, defendo que a licitação seja realizada pelo critério do menor preço oferecido ao usuário durante o período de exploração da área pela empresa vencedora. É preciso debater publicamente com a sociedade a implementação dos estacionamentos subterrâneos", concluiu Ferronato.
Imagem: http://www.pps.org/

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